segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Menino, quem foi teu mestre?

Já ia postar como comentario, mas ficou longo demais e resolvi colocar aqui na pagina principal mesmo. Respondo a uma indaga de um amigo e aluno que está morando no Maranhão.
O que voce chama de cortar o jogo? É chamar o mestre no pé do berimbau e tira-lo do jogo? Isso é incabivel para essa situação. Ou é somente chama-lo por causa da camiseta do outro camarada que saiu da calça ou o cadarço?? Chamar para uma coisa dessas não vejo por que não... não acho desrespeito. Claro que o padrão de autoridade vigente no meio capoeiristico não é ígual ao do nzinga e voces sabem muito bem disso né? Hoje em dia, me corrijam se estiver errado, mas poucas são as escolas de capoeira que chamam no "pé do berimbau" as duas pessoas que estão jogando, que não seja para finalizar o jogo. Chama-las ali, naquele espaço simbolico para uma lição de ultima hora, para uma reprimenda ou até mesmo para não dizer nada objetivamente é coisa rara. Em varias ocasiões, canta-se apenas uma ladainha durante toda a roda, como se este momento não fosse um poderoso meio de ensinamento. É quase que dizer que é mais importante ter 3 ou 4 minutos a mais para jogar do que ter 3 ou 4 minutos a mais para receber um ensinamento da tradição oral. Errado está quem pensa que nós não estamos "ligados". Nós damos liberdade para que o aluno descubra logo e naturalmente qual é o seu lugar e quais as responsas que o esperam. Pode até não parecer, mas sei que somos muito mais exigentes em muitas coisas importantes que um monte de mestre mandão. Creiam nisso! Se o aluno demorar demais para descobrir esse lugar, nós o estimularemos de outras formas.
Saber respeitar a hierarquia é uma coisa básica.  As crianças do nzinga estão aprendendo a nos chamar de mestre sem que sejam obrigados por algum tipo de situação, alguma burocracia. No primeiro momento,  nos chamaram pelos nossos nomes e agora nota-se uma mudança natural. Aquele chamar natural, espontaneo, de respeito pela causa e pelo capoeira. E voce quer saber? As coisas se fortalecem quando isso acontece sem peleja, quando tem que acontecer mesmo... "A paciencia é uma virtude que só se dá no TEMPO."




Nzinga Muleeke








Nenhum comentário: