domingo, 8 de julho de 2012

Atualizando as Rodas


      Bom, voltando à dinâmica de relatar as rodas realizadas no grupo Nzinga, trago agora algumas impressões da décima sexta, décima sétima e décima oitava. Infelizmente não pude fazer isso após cada uma delas, mas estamos juntos de novo. Lembro-me que teve uma delas que foi heróica mesmo! Tava novamente chovendo e para muitos ficou dificil de chegar, inclusive algumas crianças. Outra, teve a presença maciça de crianças que frequentam assiduamente o Nzinga, mas não treinam capoeira, e portanto, não dominam totalmente algumas regras de convivencia. Acho que já me referi de outra vez a essas crianças! Acho que serão a próxima geração de nzingueiros. Pois é, chegaram e requisitaram grande parte de nossa atenção e energia. Deram muito trabalho nesse dia. Apavoraram mesmo! Há dias e dias... esse foi o Dia.
      Na Décima Nona roda, sucedeu ao feriado de "Corpus Cristi"eu e a Paulinha viajamos para Brasília e não pudemos estar fisicamente nela. Em Brasília, participamos de um evento chamado “Cabelaço”, contra ditadura do cabelo liso ou alisado. Aconteceu na rodoviaria e juntou muita gente. 
      A Vigésima roda aconteceu normal e com destaques para as presenças de alguns nzingueiros que estavavam “sumidos”. As suas presenças foi uma alegria! 
      Na Vigésima Primeira roda aconteceu já pelas vésperas dos festejos juninos, no dia 22. Neste dia aconteceu o ensaio geral da Quadrilha do Alto da Sereia. Só por isso já foi um dia especial!
      A Vigésima Segunda roda caiu na véspera de aniversario de Paulinha e foi totalmente especial. Era o dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores e das viuvas.  Foi literalmente uma festa! Bolos, guaranás, licor de genipapo, presentes e o mais especial: uma apresentação oficial da Quadrilha do Alto da Sereia, inclusive com sua indumentaria arrasante! Foi uma farra! Teve muitos fogos e bombas, como manda o figurino junino.
     Por fim, a Vigésima Terceira roda aconteceu antes de ontem, 06, e teve as presenças das crianças que não treinam capoeira mas que ontem não estavam tão “inspiradas” como estavam no outro dia. Não tivemos a presença da Janja, por esta se encontrar na roda do núcleo São Paulo, que acontecem no mesmo dia e hora da nossa aqui em Salvador. Foi isso! Um passadão só para atualizar. Lógico que perdí muitos detalhes destes encontros, mas vamos prá frente que terá mais...
      

Nenhum comentário: